top of page

Início

     O Projeto de Criação do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal foi elaborado pelo Prof. Mário Coelho de Andrade Lima (Foto). Deste projeto, citam-se dois trechos ainda atuais da justificativa de criação:

     "A procura de engenheiros florestais, no País, tem excedido as expectativas, sendo imediata a absorção dos diplomados, em níveis salariais bastante mais altos que os predominantes para os demais profissionais da área."

     "Para esta situação, tem contibuído a atual conjuntura mundial de carência de produtos florestais, preservação de recursos naturais, recreação em ambientes silvestres, controle da poluição e desenvolvimento de sucedâneos do petróleo. Consciente do problema, não se poderia omitir o Brasil, que oferece o aparente paradoxo de possuir a maior reserva mundial de madeiras tropicais e de conceder incentivos fiscais para florestamento e reflorestamento."

     Por meio desses trechos é possível admirar a ampla visão do Patrono do Curso de Engenharia Florestal da UFRPE e do ensino florestal no Nordeste do Brasil.

     Desta forma, em 16 de maio de 1975, por meio da Resolução Nº 63/75 do Conselho Universitário da UFRPE, foi então aprovada a Criação do Curso com início de suas atividades em março de 1976.

     Mais detalhes podem ser obtidos no arquivo disponibilizado para download.  

Atual

     O curso de Engenharia Florestal integra a área das Ciências Exatas e da Terra, e tem sua relevância entre as consideradas Ciências Agrárias, pelo forte envolvimento com as ciências biológicas, exatas e sociais, e sua articulação na formação da consciência ética e ecológica, o que torna o profissional da área, em grande parte, com a responsabilidade técnica e social sobre a conservação da natureza. Enquanto ciência, a Engenharia Florestal detém a base dos conhecimentos referentes aos ecossistemas terrestres, em particular dos ecossistemas florestais, assim como interpreta e intervém nas realidades sócio-econômicas a estes relacionadas, por meio dos efeitos multiplicadores da economia florestal e das demandas do mercado internacional.

     O curso de Engenharia Florestal tem como objetivo formar profissionais habilitados a proteger o meio ambiente, planejar, organizar e dirigir o uso dos recursos florestais em benefício da sociedade, sem deixar de conservar o equilíbrio dos ecossistemas.
     O mercado de trabalho do Engenheiro Florestal é mais amplo no Sudeste e Sul do país, onde os maiores empregadores de profissionais do setor (Estado e grandes empresas florestais) requerem atuação em silvicultura, manejo florestal, tecnologia da madeira e manejo ambiental. No Nordeste, o setor florestal em expansão caracteriza-se pela atividade extrativa, com pouca tradição industrial, requerendo ênfase na prestação de serviços e indústrias, com atividades de silvicultura, manejo florestal e ambiental. Nas regiões Norte e Centro Oeste também há ênfase em atividades extrativas e turística, exigindo maior empenho em manejo florestal e ambiental.

Estrutura Curricular

  O conteúdo curricular envolve matérias básicas, matérias correlatas e matérias profissionalizantes. Dentre as matérias profissionalizantes há que distinguir entre as matérias profissionalizantes essenciais ao Engenheiro Florestal e as matérias profissionalizantes específicas para o aprofundamento nas áreas de Silvicultura, Manejo Florestal, Gestão Ambiental e Tecnologia Produtos Florestais.

     A estrutura curricular do curso de Engenharia Florestal da UFRPE é composta de:

- um núcleo de conteúdos básicos que corresponde a 29,2% da carga horária total;

- um Núcleo de Conteúdos Profissionais Essenciais com 56,2%,

- e outro de Conteúdos Profissionais Específicos com 16,6% da carga horária total, com a flexibilização na formação a partir do sétimo período, com a oferta de disciplinas optativas diversas, e atividades de complementação à formação e atendendo aos interesses de uma pré-especialização.

     A estrutura curricular é organizada em sistema seriado, onde não pré-requisitos, mas sim uma sequência lógica quanto aos conteúdos semestrais (Quadro 1).

Outras Informações

 

Número de Vagas: 80 (40 por semestre)
Turno: Diurno
Duração do Curso: 10 semestres
Carga horária: 4.005 horas

Projeto de Criação do Curso de Engenharia Florestal 

Projeto.pdf

Adobe Acrobat Document 2.2 MB

Quadro 1

Matriz curricular atual.pdf

Adobe Acrobat Document 189.3 KB

Projeto de criação do curso de Engenharia Florestal

bottom of page